terça-feira, 3 de agosto de 2010

Divulgação - II Seminário Temático Circulista Descentralizado



II Seminário Temático Circulista Descentralizado

Desenvolvimento Local
"Desafios, Parâmetros e estratégias para o trabalho em rede."



FEDERAÇÃO DOS CÍRCULOS OPERÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL CÍRCULO OPERÁRIO CACHOEIRENSE



No dia 19 e 20 de Agosto de 2010 será realizado o II Seminário Temático Circulista Descentralizado, tendo como tema Desenvolvimento Local: "Desafios, parâmentros e estratégias de trabalho em rede." o seminário tem como objetivo ampliar o conhecimento de temáticas de interesse da rede do movimento circulista, bem como, organizações governamentais e não governamentais de forma descentralizada. O projeto de Seminário Temático Circulista Descentralizado surgiu a partir da participação nos seminários da Federação dos Círculos Operários do RS - FCORS, tendo em vista a relevância das temáticas abordadas pela FCORS, na qualificação dos circulos operários no atendimento das demandas. Neste sentido que o Círculo Operário Cachoeirense no ano de 2009 realizou o primeiro Seminário que foi um sucesso e no ano de 2010 buscou a ampliação deste evento através de parcerias com a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul - SJDS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social - STAS, Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS e Movimento Comunitário Cachoeirense - MOCOCA.

Conforme a programação do II Seminário Temático Circulista Descentralizado no dia 19 (quinta - feira) de agosto o seminário terá inicio as 19h com apresentação cultural do Grupo de Violão do Círculo Operário Cachoeirense - COC, o tema abordado na promeira noite será: Desenvolvimento Local: "Parâmetros, desafios e estratégias para o trabalho em rede." e Cooperativismo "Concepções do trabalho humano igualitário e solidário no desenvolvimento local ministrados pelo Presidente da Federação dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul e Especialista em Cooperativismo - José Renato Soethe e Experiências e relatos do COC no desenvolvimento local e trabalho em rede.
No dia 20 (sexta - feira) o evento acontecerá durante o dia tendo inicio as 08h com o painel: Captação de Recursos "Um desafio para as organizações." com o panelista Maurício Vian - Assessor em captação de recursos e Diretor da empresa LUMEN Consultoria, logo após ainda pela manhã o Presidente do Círculo Operário Leopoldense - Ari Centenaro realizará uma abordagem sobre a experiência do COL na captação de recursos, trabalho em rede e pedagogia de projetos sociais. As atividades propostas para tarde iniciam as 13h 30min onde no primeiro momento haverá a explanação dos parceiros do II Seminário Temático Circulista Descentralizado da atuação na comunidade local e a partir das 14h o painelista Daltro Garcia - Coordenador da Rede de Parceria Social da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social abrodará a temática de Elaboração de projetos e oficina prática na elaboração de projetos sociais. O encerramento das atividades está previsto para as 17h 30min.





PROJETO AGENTE TRANSFORMADOR SOCIAL - Notícias



Alunos confeccionando as camisetas do projeto
e materais de artesanato





O projeto Agente Transformador Social foi contemplado no último mês de julho de 2010, no Edital de Notificação da Justiça Federal - Vara Federal e JEF Adjunto de Cachoeira do Sul. Os recursos recebidos serão destinados para ampliação das oficinas de Geração de Renda em Artesanato, aquisição de Máquina de Costura Galoneira, Aquisição de Equipamentos para oficinas destinadas para as crianças, compra de materiais de serigrafia e materiais de divulgação para campanhas de Preservação ao meio ambiente. Os recursos recebidos da Justiça Federal serão somados aos recursos recebidos do Edital de Projetos da Federação dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul - FCORS e do Banco Banrisul, na ampliação e melhoria das atividades propostas no projeto Agente Transformador Social, onde no segundo semestre serão abertas vagas do curso de corte, costura e serigrafia para os pais e/ou responsáveis pelos alunos e para a comunidade. O projeto também foi contemplado no edital do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA para aquisição de intrumentos de percussão e aquisição de violões e cadeiras escolares para estruturação da sala de atividades múltiplas.