NOSSOS PROJETOS, BENEFICIÁRIOS E SERVIÇOS PRESTADOS

2012/2013

PROGRAMA ACCOLHEER MAIS

A - AÇÃO
C - CIRCULISTA
C- DE CIDADANIA
O - DE ORIENTAÇÃO
L - LIBERDADE
H - HUMANISMO
E - EDUCAÇÃO
E - ESPORTE
R - RECREAÇÃO

Programa desenvolvido em três eixos:

- ACCOLHER + JOVEM

- ACCOLHEER + ADULTO

- ACCOLHEER + EXPERIÊNCIA



 ACCOLHEER + JOVEM
Desenvolvimento de ações do Círculo Operário Cachoeirense – COC  e seus parceiros, através do trabalho em rede, mediante convênio para realização de oficinas educativas, recreativa, de cultura e lazer, tendo como objetivo prevenir a exploração do trabalho infantil de crianças e a proteção do adolescente no trabalho na faixa etária entre 06(seis) e 17(dezessete) anos incompletos .
Oficinas: fut-sal, capoeira, desenho, violão, dança moderna, hip hop, percussão, teatro, artesanato e informática.

                       ACCOLHEER + ADULTO

                Desenvolvimento de oficinas profissionalizantes (jardinagem, culinária, cabeleireiro, customização, artesanato, corte e costura e serigrafia), para os pais das crianças e adolescentes que participarem do projeto ACCOLHEER + jovem, e outros, buscando a inserção no mercado de trabalho, a ressocialização, e a geração de emprego e renda.


                         ACCOLHEER + EXPERIÊNCIA

                  Desenvolvimento de ações, direcionadas a terceira idade, através de oficinas de entreterimento, musicalização, dança, caminhada orientada, terapia em grupo, palestra com psicólogos e assistentes sociais.



ANOS ANTERIORES ( 2010/2011)

1. Projeto Agente Transformador Social - tem como objetivo a iniciação profissional em costura e serigrafia ligados a ações educativas de cidadania, educação ambiental e empreendedorismo de jovens na faixa etária entre 14 e 18 anos, na confecção de sacolas retornáveis. O projeto ATS teve início a sua 1ª edição no ano de 2009 e atualmente está na sua 3ª edição.

2. Projeto Música, arte e inclusão - o projeto iniciou no ano de 2009 através de oficinas de violão e flauta para atender a demanda de crianças que obtinham um vínculo com os jovens inserido no projeto ATS. No ano de 2010 projeto foi desvinculado da proposta do projeto ATS com o objetivo de promover um espaço de cultura e lazer para crianças na faixa etária entre 08 e 13 anos através de aulas de violão, desenho, percussão e flauta.

3. Projeto Recriando Experiências - no ano de 2010 foi criado um grupo de mulheres que se reuniam para a confecção de artesanatos, ao observar que este espaço era composto por mulheres nas mais diversas faixa etárias foi criado o projeto Recriando Experiências no intuito de possibilitar a integração entre gerações, troca de informações/experiência e conhecimento das trajetória de vida, o projeto atende atualmente cerca de 20 integrantes entre crianças, adultos e idosos.

4. Projeto Trilhar - foi criado no ano de 2010 com o objetivo primeiramente de atender a demanda de crianças em situação de trabalho infantil e resgate da cidadania. No ano de 2011 o projeto foi reconfigurado para o atendimento da demanda de jovens na faixa etária entre 15 e 24 anos, através de atividades de qualificação profissional para o ingresso a mercado de trabalho.

5.Projeto Beija Flor - arte da capoeira - o projeto Beija flor iniciou no ano de 2002, através de atividades de capoeira com o professor Rossi, tendo como objetivo de desenvolvimento do corpo e mente no exercício da agilidade e equilíbrio, bem como, a liberdade de expressão e resgate cultura Afro Brasileira através desta forma de Jogo e Dança.

AÇÕES EVENTUAIS

6. Projeto Seminário Temático Circulista Descentralizado - o projeto teve sua 1ª edição no mês novembro/2009 com a realizaçao do painel voltado para discussão do tema Assistência Socia, na 2ª edição a temática foi relacionada ao Desenvolvimento Local. O projeto iniciou a partir das participações do COC nos cursos e seminários realizados pela FCORS e foi descentralizado no intuito de promover um espaço de debates, reflexões e fortalecimento entre as organizações governamentais e não governamentais.

7. Projeto Encontro Cultural e Artístico dos Círculos Operários do RS - o projeto teve sua 1ª edição no ano de 2010, tendo como objetivo o fortalecimento das relações entre os Círculos Operários do Estado, Informações e serviços a comunidade e divulgação da marca FCORS e das ações desenvolvidas pelos Círculos Operários no Rio Grande do Sul. Na 1ª edição somente 02 Círculos Operários participaram São Leopoldo e Pelotas. Neste segunda edição o COC realizará conjuntamente com o encontro cultural o encontro de jovens circulista tendo como objetivo o debate sobre a importância do envolvimento dos jovens no movimento circulista para continuidade e novos rumos na linha do desenvolvimento local.