quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Círculo Operário Cachoeirense deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

FELIZ ANO NOVO




Este ano foi um ano repleto de muitas realizações e conquistas para o Círculo Operário Cachoeirense, mas estas realizações não poderiam ter acontecido se não fosse os diversos patrocinadores, parcerias e redes de apoio do município e principalmente a Federação dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul - FCORS, que contribuiram e acreditaram no desenvolvimento dos Projetos Agente Transformador Social - ATS, Recriando Experiência - Oficina de Artesanato, Projeto Trilhar, Projeto Música, Arte e Inclusão, Projeto Seminário Temático Circulista Descentralizado e Rede de Integração e Cidadania - Encontro cultural e artísticos dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul que foram realizados no ano de 2010 no Círculo Operário Cachoerense.
Neste sentido que no decorrer do ano de 2010 entendemos o verdadeiro significados dos três principios do Movimento Circulista Trabalho em Rede, Pedagogia de Projetos e Desenvolvimento Local contando com as seguintes organizações:


Patrocinador:

* Banco Banrisul.



Parcerias:

* Federação dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul,

* Secretaria do Desenvolvimento de Cachoeira do Sul,

* Setor de Eventos (Secretaria do Desenvolvimento Cach. do Sul),

* Secretaria do Trabalho e Ação Social - STAS,

* Secretaria de Educação - SMED,

* Movimento Comunitário Cachoeirense - MOCOCA,

* Câmara de Vereadores Cachoeira do Sul,

* Curso de Serviço Social ULBRA Campus Cachoeira do Sul,

* Visão Futura Assessoria em Serviço Social,

* Brigada Militar PROERD,

* Mesa Brasil SESC/RS Cachoeira do Sul,

* Departamento de Vigilância Ambiental - DVA,

* Círculo Operário Leopoldense - COL,

* Círculo Operário Pelotense - COP,

* Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS,

* Câmara de Dirigentes Logistas - CDL - Parceiros Voluntários,

* Programa de Prevenção a Violência - PPV Cachoeira do Sul,

* Empresa Valdô Comunicação Visual.

* Vara Federal e JEF Adjunto Cachoeira do Sul;

* Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do Estado RS;


Redes de apoio:

* Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA,
* Conselho Municipal de Entorpecentes - COMEN,
* Brigada Militar Cachoeira do Sul;
* Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul.


Desejamos a todos Feliz Natal e um Próspero Ano Novo e que o ano de 2011 possamos permanecer com estas parcerias para dar continuidade e ampliação das ações desenvolvidas no Círculo Operário Cachoeirense no âmbito de contribuir para o município de Cachoeira do Sul.

Desejamos também um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a toda equipe de trabalho do Círculo Operário Cachoeirense - COC, oficineiros, instrutores, diretoria, equipe técnica e que no ano de 2011 possamos continuar com está equipe maravilhosa e agregar novos membros para somar nosso trabalho.
E finalmente, Feliz Ano Novo para todos os companheiros do Movimento Circulista dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul.

Formatura da 2ª Turma do Projeto Agente Transformador Social e 1ª turma PROERD/Pais.

Integração alunos da 1ª turma estavam presentes no evento e
alunos da 2ª turma do projeto ATS
Hora da Janta


Amigos queridos do Círculo Operário Cachoeirense Ari Centenaro - Círculo Operário Leopoldense, Olga Alves Técnica da FCORS, Chico Círculo Operário de São Gabriel e
José Renato - Presidente da FCORS.



Alunos homenagearam os professores Marla, Jonas, Alice e Sandra, Coordenadora do projeto ATS Ana Lúcia e Presidente do COC Ângela.

Presidente do COC Ângela
Emoção na hora de falar dos alunos e do seu trabalho nos seis anos de Gestão no COC, onde renderam muitos frutos, dentre eles o projeto Agente Transformador Social.
Agradecimentos especiais para os oficineiros Rossi (Capoeira), Matias (Desenho), Rosi (Culinária), Marla(Costura), Sandra (Artesanato), Janaina( Acadêmica curso de Serviço Social), Jorge (percussão), Eloa (Companheira de longas datas e todas as atividades do Círculo), parceiros dos projetos e do Círculo Operário Cachoeirense no decorrer de sua gestão.


Prefeito Municipal de Cachoeira do Sul Sérgio Guignatti
Presente no evento.

Presidente da Federação dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul - FCORS
José Renato Soethe

Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Ação Social Circulista
Ana Lúcia Magalhães

Paraninfo - Secretario de Desenvolvimento, Trabalho e Ação Social
José Ronaldo Villanova Tonet

Momentos de emoção "eles não esqueceram de ninguém, nem mesmo da nossa querida Alice de Deus instrutora de costura (in memoria) e Jonas Souza instrutor de serigrafia.

FORMANDOS 2ª TURMA
PROJETO AGENTE TRANSFORMADOR SOCIAL - ATS

Janaina

Tamires

Renato

Maurélei

Ledrivane

Kimberly

Guilherme

Glaucia

Fabrício

Eduarda

Cristian

1º TURMA DE FORMANDOS PROERD/PAIS
BRIGADA MILITAR E CÍRCULO OPERÁRIO CACHOEIRENSE

Maura

Maria


Gisele


Projeto Música, arte e inclusão.








No dia 17 de dezembro de 2010 foi realizada Cerimônia de Formatura da 2ª Turma do Projeto Agente Transformador Social - ATS e 1ª edição do curso PROERD/Pais Brigada Militar. A formatura foi emocionante e teve a participação dos familiares dos alunos do projeto ATS, diretoria do Círculo Operário Cachoeirense, Oficineiros Matias, Marla, Sandra, Rose e Jorge, Círculo Operário São Gabriel representado pelo Presidente Francisco (Chico), Círculo Operário Leopoldense representado pelo Presidente Ari Centenaro, Técnica da FCORS Olga Alves, Presidente da FCORS José Renato Soethe, Secretário de Desenvolvimento e Trabalho e Ação Social Ronaldo Tonet, Representante do Banco Banrisul Mara, Representante do PROERD Soldado , Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS Santo Tavares, Representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA Ana Plautz e o Prefeito Municipal Sérgio Guignatti. Os alunos homenagearam os colegas, professores, equipe de trabalho do Círculo Operário Cachoeirense que contribuiram na trajetória do projeto Agente Transformador Social - ATS e também o professor de Serigrafia Jonas Santos que foi embora para cidade de Caxias do Sul e a professora de costura Alice de Deus (in memoria).

Conforme a coordenadora do projeto ATS Ana Lúcia Magalhães " está turma marcará a história do projeto ATS, assim como, a primeira turma que até hoje não perdemos o contato, espero que eles não esqueçam de nós e que não rompam o vínculo que conquistamos entre erros e acertos no decorrer deste ano."
Conforme a presidente do COC Ângela Costa "este é o inicio de um novo ciclo, esperamos que vocês não nos abandonem e que façam do Círculo Operário Cachoeirense sua segunda casa."

Jantar de encerramento do curso básico em Corte/Costura e do Projeto Recriando Experiência Oficina de Artesanato.


Turma do Projeto Recriando Experiência - Oficina de artesanato


1ª Turma Curso Básico em Corte e Costura













No último dia 15 de dezembro de 2010 o Círculo Operário Cachoeirense realizou jantar de encerramento dos cursos de corte/costura e artesanato. Foi realizado troca de presentes onde os alunos do projeto Agente Tranformador Social confeccionaram um presente para as mulheres da oficina de artesanato e as participantes do curso de corte/costura receberam um porta tesoura da professora Marla de Costura. As alunas do curso básico de corte e costura entregaram para professora Marla uma lembrança em agradecimento ao carinho e dedicação que teve com as alunas no decorrer do curso.

Visitação e intergração entre o Círculo Operário Cachoeirense e Círculo Operário Pelotense.

Praia de Laranjal - Pelotas/RS

Momentos no jantar de recepção do Círculo Operário Pelotense ao
Círculo Operário Cachoeirense



2º dia apresentações artísticas dos projeto sociais realizados no Centro Social Urbano Areal
Círculo Operário Pelotense










Alunos do projeto Agente Transformador Social prestigiando o evento




1º dia de visitação - Centro Social Urbano Areal
Círculo Operário Cachoeirense conhecendo os projeto do Círculo Operário Pelotense







Visitação ao Centro Social Urbano Areal


Círculo Operário Pelotense

Dependências do COP

Presidente do Círculo Operário Pelotense Sr. Edo Buss recepcionando caravano do
Círculo Operário Cachoeirense

No último dia 10, 11 e 12 de dezembro de 2010 o Círculo Operário Cachoeirense realizou excursão de encerramento das atividade do Projeto Agente Transformador Social - ATS para a cidade de Pelotas. As alunos do projetos ATS juntamente com alguns familiares, diretoria e equipe de trabalho do Círculo Operário Cachoeirense. O objetivo da viagem foi de integração com os projetos existentes no Círculo Operário Pelotense - COP, conforme a coordenadora do Ddasc Ana Lúcia Magalhães "fomos muito bem recebidos pelo Círculo Operário Pelotense e com certeza está visita só nos fará ter mais vontade de crescer para o desenvolvimento de nosso município, os alunos ficaram entusiasmado com o que viram, desde a estrutura do COP, bem como, os projetos sociais existentes". Os participantes da excursão ficaram hospedados na Praia do Laranjal em Pelotas/RS. No primeiro dia conheceram o prédio do Círculo Operário Pelotense onde são oferecidos os serviços de saúde e esporte para os sócios e logo após o Presidente do COP Sr. Edo Buss conduziu a excursão de COC até o Centro Social Úrbano Areal onde são realizados os projetos sociais, ainda na noite do dia 10 foram recepcionados com jantar no Círculo Operário Pelotense. No segundo dia a turma durante a manhã e um pouco da tarde cutiram a Praia de Laranjal e as 17h foram prestigiar o evento de encerramento das atividades do Centro Social Areal e conhecer a cidade de Pelotas. E no dia 12 a turma curtiu um domingo de churrasco na casa do Jader que atenciosamente cuidou da passagem do Círculo Operário Cachoeirense neste três dias de muita alegria na cidade do Círculo Operário Pelotense.

"Só temos a agradecer por todo os carinho e hospitalidade do Círculo Operário Pelotense por todos os momentos inesquecíveis que proporcionamos juntos para os alunos do projeto Agente Transformador Social."